quarta-feira, 25 de abril de 2012

Amiga-da-onça! O que fazer quando descobrimos que nossa melhor amiga não é tão confiável assim?


Existe um ditado popular que diz: “Segredo entre três, só eliminando dois”; nos dias atuais, isso é uma grande verdade. Afinal, quem nunca contou os segredos mais profundos e descobriu que a escola toda ficou sabendo? Ou então, se desdobrou de mil maneiras para ajudar a amiga e, quando foi sua vez, nem um lencinho usado ela lhe emprestou para enxugar as lágrimas? 

Amizade é um uma coisa complicada. Desenvolvemos o apego pelas pessoas desde cedo, nos doamos, compartilhamos nossa vida e nosso carinho. Mas em algum momento da vida, o tropeço é inevitável. É triste afirmar, mas falsas amigas existem aos montes por aí e uma hora ou outra vão cruzar nosso caminho. 

O grande problema, porém, é que, na maioria das vezes, elas conseguem representar tão bem, que chegamos mesmo a acreditar que podemos confiar nelas. Cuidado, pois são feras disfarçadas de gatinhos domésticos... 

Se sua “amiga” coloca defeito em tudo o que você faz, fala ou compra; se na rodinha de amigos ela faz piadinhas sem graça a seu respeito ou despeja grosserias sem motivo, fique atenta. “Isso tudo é inveja; portanto, é bom cortar a amizade. Nessa fase, lidar com a decepção é muito triste e traumático. Preste atenção aos olhares, à agressividade dos gestos, aos tons de vozes alterados e à comparação entre a vida de uma e de outra”, orienta o psicólogo Alexandre Bez. 

Quando ganhou seu primeiro beijo, Luana Andrade, de 14 anos, correu para contar à amiga; porém, a surpresa não foi das melhores. “Em vez de ficar contente, ela me disse que eu não tinha vergonha. Não entendi nada, porque ela nem conhecia o garoto. Com o tempo, percebi que era inveja, já que minha amiga nunca conseguia ficar com ninguém”, conta a garota, que se afastou logo do perigo. 

Para não ser enganada por uma falsa amiga, vale a pena ficar de olho nas atitudes e nos rastros deixados por ela. Observe as atitudes dela: como compartilha com você momentos de vitória e conquista? Geralmente o olhar misterioso e discreto vem acompanhado de um sorriso de quem não gostou. “Uma amiga falsa sente obrigação de parabenizar por sua conquista e, por isso, dará aquele abraço sem sentimento”, diz o psicólogo. 
Quando fez 13 anos, Amanda Souza Aranha ganhou o presente que tanto tinha pedido aos pais: um computador. Feliz da vida, ela ligou para aquela que considerava sua grande amiga e convidou a menina para ir até sua casa ver a máquina. “Ela colocou tantos defeitos, que eu só tinha vontade de chorar. No final, ainda disse que antes ter ‘aquilo’ que nada. Foi horrível”, relembra. 

O mundo não está perdido Mas não é porque as amigas-da-onça existem que você deve sair por aí desconfiando de todo mundo. A maioria das relações de amizade entre as adolescentes é muito sadia, pois nessa fase há muita cumplicidade entre as meninas. “Muitos segredos e mudanças são compartilhados nessa idade. Os assuntos se complementam e as novidades são discutidas”, afirma Bez. 

O que influencia a amizade é a identificação, ou seja, sem reciprocidade, não há amizade. A receita básica para fazer bons amigos é se aproximar de garotas com os mesmos ideais e aspirações que você. Afinal, não há melhor momento para dividir sonhos, certo? 

Amizades de longas datas são as mais importantes da vida, pois, geralmente, têm início na infância, ou seja, uma fase extremamente importante na existência de todos nós. Uma palavra amiga, um telefonema, um passeio são dicas para manter contato constante. É importante que os amigos tenham respeito entre si. Caso uma das partes ganhe algum presente ou conquiste um garoto, é importante que não se gabe, pois vai machucar sua colega ainda mais. 

A verdadeira amizade sempre traz uma boa lembrança. Por isso se uma separação for inevitável, deixe que a “amizade” se vá, porque talvez não fosse um sentimento verdadeiro.

Raio-XSerá que você consegue identificar sua amiga em uma das personalidades abaixo? 

* Em pratos limpos 
Uma amiga sincera certamente nunca causará confusões. É aquela que diz o que pensa e o que sente. Esse comportamento é muito importante para uma amizade, que tem de tudo para ser verdadeira, sem disfarces.

* Também quero 
A invejosa dificilmente está feliz. Na maioria das vezes, demonstra uma reação – não muito animada – ao ver alguém conseguir algo. Nunca está contente com o que tem e jamais dá conselhos animadores. Amizades invejosas têm poucas chances de dar certo, pois o sucesso não é encarado como algo bom,e sim como motivo para disputa. 

* Carente 
Certamente, você precisa estar disponível 24 horas por dia para dar atenção a uma amiga carente. Ela é sensível às situações e precisa de alguém para desabafar ou para ter consolo. Demonstra seus sentimentos com facilidade e precisa muito de cuidados. Apenas uma dica: tenha cuidado para não mimar demais! 

* Sempre na frente 
Rivalidade é com ela. Gosta de ocupar o primeiro lugar em tudo. Uma amizade competitiva pode dar lugar ao ciúme à inveja facilmente e, assim, criar algumas intrigas. Quando puder, avise sua amiga quando ela passar dos limites, para evitar encrencas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário